sexta-feira, 13 de novembro de 2009

The machine is us


GRUPO SOMOS NÓS
Alessandra da Silva Coelho
Ana Carolina Maia
Marli Reis


Flexibilidade do texto

O vídeo começa mostrando a construção de um texto com a utilização da tecnologia do papel, lápis e borracha. Ele mostra as dificuldades para alterar o texto no papel. Escrever, apagar, reescrever: a repetição dessas ações quase destrói o papel.

Com o texto eletrônico, as alterações são fáceis. Escrever, apagar e reescrever não é nem um pouco doloroso. Os trechos podem ser transportados de uma posição para a outra. Somos até estimulados a experimentar várias disposições diferentes para as idéias que queremos expressar.

HTML- Conteúdo e forma

A “Grande Rede” (ou, para simplificar, a “web”) funciona como uma grande máquina, que pode ser acessada por diferentes computadores e que disponibiliza, para todos a ela conectados, textos dentro de textos – os “hipertextos”. O conteúdo e a forma das mensagens se fundem por meio de padrões como os das linguagens HTML e XML. Os textos contêm interligações, formando redes com textos dentro de textos.

Conteúdo de fácil acesso

Os programas de busca como o Google permitem que conteúdos sejam encontrados a partir de pesquisas simples, que não requerem conhecimentos técnicos específicos: basta digitar palavras em uma caixa de texto e o programa vasculha a web em busca de textos que contenham as palavras digitadas.

Compartilhamento de informações

Todo esse ambiente favorece a troca de informações. A web é uma grande máquina em expansão constante. A cada instante, a cada segundo mesmo, zilhões de informações são trocadas pela internet. Pessoas e programas de computador em constante comunicação, compartilhando idéias e pensamentos. Todos cada vez mais próximos e influenciando-se mutuamente, a ponto de podermos de fato afirmar, como o título do vídeo explicita, que a A Máquina somos Nós.
"A cibercultura expressa uma mutação fundamental da própria essência da cultura." Pierre Lévy

Nenhum comentário: